Qualidade no Atendimento

Um facto comprovado é que o atendimento ao cliente é importante e sempre que feito, deve sê-lo com o maior rigor e profissionalismo. Porquê? Como?

Num raciocínio lógico, a empresa deve garantir o lucro para prosperar, assim os recursos que usa para providenciar o serviço ou produto ao cliente têm de ser ao mínimo valor possível para que possa vender ao valor mais alto e assim gerar lucro.

Na equação acima, um dos elementos fundamentais, é a pessoa (o potencial cliente) que pensa em comprar algo ou aquele que já tem a necessidade, falta escolher a quem comprar. Da minha experiência profissional e em diversos sectores, o cliente pondera por norma três variáveis, são elas:
a) Necessidade, gosto ou uso do produto ou serviço;
b) Preço;
c) Qualidade.

Demonstra-se com uma situação diária e real a vantagem e importância da Qualidade no atendimento e o respetivo impacto que tem na recompensa e status da sua empresa.

Na primeira situação houve necessidade de esperar 5 min e nos questionarmos porque é que estavam clientes a desistir de entrar, e então quando nos sentamos somos confrontados com a informação de falta de pessoal e restaurante cheio e por isso há um tempo de espera de 30 min. Entre os enganos que a empregada de mesa cometeu, tudo serviu de mote para a boa disposição de uma noite bem passada, quando para mais o restaurante estava praticamente vazio. Se lá volto? Não.

Na segunda situação ao entrar somos recebidos pelo sorriso do empregado de mesa que nos acompanha e permite que troquemos de mesa, pois o sol estava forte. Ainda não tínhamos encomendado, já o empregado nos perguntava de onde eramos e trazia um pão acabado de fazer com os cumprimentos do chefe. Explicou de forma detalhada como foi feito e dos ingredientes que levava e assim foi com tudo. Aquando das sobremesas apresenta-nos um guardanapo adicional com uma dedicatória e no ticket da conta uma outra dedicatória para regressarmos. Se lá volto? Com toda a certeza.

Qual a diferença entre as duas empresas? A primeira tem mais probabilidades de vivenciar um percurso negativo porque não tratou o cliente da forma que este esperava, o que pode significar prejuízos e talvez encerramento, contudo, a segunda empresa tem probabilidades de continuar aberta, com lucros maiores, maior número de reservas, filas de pessoas a querer experienciar da atenção e simpatia recebida, assim como da comida maravilhosa, com isso cresce a reputação e status da empresa, assim como os seus merecidos lucros.

Em suma, uma empresa com bom atendimento cativa o cliente porque percebe a importância dele para a empresa o que significa a garantia de poder continuarem a fazer aquilo que fazem todos os dias, clientes felizes que voltam, satisfação profissional e proporcionar segurança pessoal e familiar.
Se é o Dono/a de empresa, qual destas é a sua empresa? Se for a primeira, é tempo de agir.

Registe-se na nossa newsletter e envie-nos um email explicando a sua situação e teremos todo o gosto em enviar-lhe um fluxograma simples, ou uma tabela com possíveis modificações a fazer, adaptada e de acordo com seu relato e assim poder ver a situação com outros olhos e proceder a mudanças estratégicas no seio da sua empresa, de forma grátis e que resultaram noutros clientes.