Site icon Avelino Paiva

Plano de Contingência

Plano Contingencia Covid 19

Enquadramento

A Empresa procura assegurar aos seus colaboradores condições de segurança e de saúde, de forma continuada e permanente, tendo em conta os princípios gerais de prevenção, para tal elaborou este Plano de Contingência em consonância com o “Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho” (RJPSST – Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro, na sua actual redacção).

Tendo em conta que actualmente enfrentamos, em Portugal, uma pandemia em que cada um de nós assume um papel preponderante para evitar que a propagação seja ainda maior.

Doença por Coronavírus – COVID-19
Os coronavírus pertencem a um grupo de vírus conhecidos que podem causar doenças no ser humano e são bastante comuns em todo o mundo. No que diz respeito à sua sintomatologia podem manifestar-se através de: Tosse, febre ou dificuldade respiratória, sendo que em casos de maior gravidade pode levar a pneumonia com insuficiência respiratória aguda, falência renal, entre outros.

O período de incubação do novo coronavírus é de 2 a 14 dias. Se uma pessoa permanecer sem sintomas durante esses 14 dias após contactar com um caso confirmado de doença por coronavírus, é pouco provável que tenha sido contagiada.


De forma geral, estas infecções podem causar sintomas mais graves em pessoas com sistema imunitário mais fragilizado, pessoas mais velhas, e pessoas com doenças crónicas como diabetes, cancro e doenças respiratórias. Actualmente não existe vacina contra o COVID-19, sendo que a melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus.

A Transmissão do Coronavírus

O contágio de COVID-19 acontece quando existe contacto próximo no raio até 2 metros com uma pessoa infectada. O risco de transmissão aumenta quanto maior for o período de contacto com uma pessoa infectada.


A transmissão ocorre por:

Procedimentos específicos
A empresa definiu neste documento o seu Plano de Contingência e restantes procedimentos que devem ser seguidos, tais como:

Procedimentos básicos para higienização das mãos

Procedimentos de etiqueta respiratória

Procedimentos de colocação de máscara

Ora, estudos recentes mostram que as máscaras cirúrgicas podem reduzir a detecção de RNA de coronavírus em aerossóis, com uma tendência para redução em gotículas respiratórias, sugerindo que as máscaras cirúrgicas podem prevenir a transmissão de coronavírus para o ambiente, a partir de pessoas sintomáticas, assintomáticas ou pré-sintomáticas.

Considerar o uso de máscaras por todas as pessoas que permaneçam em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas. Esta é uma medida de protecção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória.

Deve ser lembrado que a utilização de máscaras pela população implica o conhecimento e domínio das técnicas de colocação, uso e remoção, e que a sua utilização não pode, de forma alguma, conduzir à negligência de medidas fundamentais como o distanciamento social e a higiene das mãos.

Procedimentos de conduta social

Procedimento a seguir para prevenção da transmissão de vírus

Procedimento higienização espaços

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) não devem ser partilhados, devem estar identificados e colocados em espaços individuais. Todos os EPI devem ser removidos e descartados após a conclusão das atividades de limpeza e no final da limpeza, a higiene das mãos deve ser feita imediatamente, após a remoção de cada EPI.

Área de “isolamento”

Como preparação para fazer face a um possível caso de infeção por SARS-CoV-2 de colaborador, preparou-se uma área de isolamento.
A colocação de um colaborador numa área de “isolamento” tem como principal objetivo evitar a propagação da doença transmissível na empresa e na comunidade e visa impedir que outros colaboradores possam ser expostos e infetados.

A área de “isolamento” foi designada pela empresa que deve ser contactada e solicitada a sua colaboração em caso de necessidade. Esta área tem material diverso necessário para aguardar pelo despiste feito pelo SNS até à chegada de ambulância se necessário.

Neste momento não foi revelada a localização da sala, para que possa garantir todas as condições necessárias de limpeza e descontaminação.

Medidas Preventivas a adotar pela Empresa

A empresa tem sido feito um esforço para informar e formar os colaboradores das várias medidas preventivas que devem ter em consideração. Este documento tem como intenção:

Material disponibilizado pela Empresa

Há diversas salas na empresa com o seguinte material:

Procedimento caso suspeito de Coronavírus
A classificação de um caso como suspeito de doença por coronavírus (COVID-19) deve obedecer a critérios clínicos e epidemiológicos.

O colaborador tem como responsabilidade reportar à Gerência, situação de doença com sintomatologia e ligação epidemiológica compatível com a definição de caso possível de COVID-19. Por sua vez a Gerência informa de imediato o SNS e a Empresa prestadora de Medicina do Trabalho


Passos a seguir:

Perante um Caso Confirmado por COVID-19 deverão ser ativados os procedimentos de vigilância ativa dos contactos próximos, relativamente ao início de sintomatologia e adicionalmente ao que já foi referido.

Para efeitos de gestão dos contactos a Autoridade de Saúde Local, em estreita articulação com a Gerência e o médico do trabalho, deve:

A vigilância de contactos próximos deve ser a seguidamente apresentada:

Trabalho remoto

Trabalho presencial

Planeamento e gestão de actividades e tarefas

Descrição actividades/ tarefas Tarefa executada em teletrabalho? Tarefa executada presencialmente? Recursos necessários Nome do Colaborador Decisão
           
           
           

Plano de gestão e controlo de risco

Abaixo segue uma sugestão para a identificação dos efeitos que a Covid-19 pode causar na empresa.

OM/ Risco Status Data evento Descrição do evento Descrição efeitos Cálculo nível risco Ações a tomar Cálculo nível risco (após ação)
               
               
               
Exit mobile version