- 29-08-2018
- Publicado por: Avelino Paiva
- Categoria: Qualidade
Este artigo aborda a vantagem da Qualidade na receção do material pela importância que esta atividade possui, senão vejamos, agora, este exemplo concreto desta empresa.
A empresa (AAA) requer segurança e garantia de que o material encomendado esteja conforme especificações. Para tal, informa o fornecedor dos requisitos que a peça tem de ter e dos critérios de aceitação. Após a produção e entrega, são colocados numa prateleira no Armazém para saírem (FIFO).
Imagine que daqui a dois meses o componente não inspecionado, quando necessário, não funciona? Imagine que porque não houve inspeção, significa atraso da produção, alterações no planeamento, necessidade de reclamar com fornecedor, talvez fazer nota de crédito, ou ter que encomendar a outro fornecedor com menos qualificação.
Eu não lhe direi para acreditar em mim, mas certamente sabe que falo a verdade. Com certeza, que pode perceber os benefícios que terá com esse controlo de receção de material feito pode ter no seu dia-a-dia.
A vantagem do investimento na prevenção traz-lhe maiores recompensas pela maior satisfação do seu cliente, menor taxa de Não conformidades e reclamações e é por isso que cada vez mais empresas adotam esta abordagem de Qualidade e efetuam inspeção do material.
Para uma análise mais profunda procure informação dobre “Custos da Qualidade” (NP 4239).
Há ainda a questão de imagem e segurança que o cliente da empresa AAA sente porque pode deixar de confiar. Você confiaria? E a probabilidade de as vendas diminuir é real porque pode representar o início da quebra de confiança e segurança por parte do cliente no produto comprado desta empresa.
Em suma e como comprovado com segurança a Qualidade garante recompensas na atividade de receção de material. Pode ser a diferença entre o lucro e a falência. Agora, se é o Dono/a de empresa, por que esperar? é tempo de agir. O que vai fazer?
Registe-se na nossa newsletter e envie-nos um email explicando a sua situação e teremos todo o gosto em enviar-lhe um fluxograma simples, ou uma tabela de material a inspecionar, adaptada e de acordo com seu relato e assim auto analisar a situação com outros olhos e proceder a mudanças estratégicas no seio da sua empresa de forma grátis e que resultaram noutros clientes.